Em debate que surgiu recentemente pode afetar o “ganha-pão” de muitos blogs. A venda de resenhas (reviews, publieditoriais, artigos patrocinados) em blogs é uma prática comum e, muitas vezes o primeiro caminho para a monetização eficiente. Blogs que escrevem sobre serviços e produtos de terceiros chegam a receber em dinheiro ou em forma de “brindes” de empresas para publicar artigos enfatizando a marca. A questão é: está errado vender opinião em forma de conteúdo para favorecer uma marca/produto? É errado esse tipo de divulgação e comércio?
O debate surgiu com críticas à marca Sephora (empresa de cosméticos voltado especialmente para o público feminino), que pagou blogueiras para publicarem propaganda supostamente “disfarçada” em seus respectivos blogs. O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) foi acionando por denúncias de publicidade enganosa.
- Conar investiga se Sephora pagou blogueiras por propaganda disfarçada
- Após denúncia, Sephora diz que não tenta influenciar resenhas de blogs (Folha de S.Paulo – Mercado)
Analisando o caso, percebi que as blogueiras receberam um press release (um mini artigo padrão da empresa com o que ela espera que contenha numa resenha). As blogueiras simplesmente leram e fizeram pequenas modificações e publicaram conteúdo elogioso praticamente idêntico. Além do fato de não terem indicado no artigo que se tratava de um artigo patrocinado.
Está errado vender opinião no Blog?
A questão é: seu blog ganha credibilidade e seu público passa a gostar de suas opiniões, artigos e confia cada vez mais naquilo que você publica. Estaria errado vender artigos patrocinados para empresas divulgarem suas marcas e produtos, baseada nessa credibilidade que o seu blog conquistou?
Penso que, desde que esteja devidamente indicado no artigo que aquele conteúdo é patrocinado, o post é uma forma de publicidade viável e aceitável para qualquer blog em qualquer nicho.
Cabe ao blogueiro definir que tipo de propagando quer fazer e acha compatível com seu estilo, público e conteúdo. Não pode ser incoerente de, ao mesmo tempo em que critica algo, logo depois vender conteúdo elogioso ou falar de algo que nunca usaria ou não recomendaria realmente.
Mas esse post aqui foi apenas para levantar a questão e ouvir a opinião de outros blogueiros, sobre o que vocês acham desse tipo de prática e como pode ser usada de forma correta e ética, sem enganar os leitores do Blog.
- Conar investiga se Sephora pagou blogueiras por propaganda disfarçada
- Após denúncia, Sephora diz que não tenta influenciar resenhas de blogs (Folha de S.Paulo – Mercado)
Analisando o caso, percebi que as blogueiras receberam um press release (um mini artigo padrão da empresa com o que ela espera que contenha numa resenha). As blogueiras simplesmente leram e fizeram pequenas modificações e publicaram conteúdo elogioso praticamente idêntico. Além do fato de não terem indicado no artigo que se tratava de um artigo patrocinado.
Está errado vender opinião no Blog?
A questão é: seu blog ganha credibilidade e seu público passa a gostar de suas opiniões, artigos e confia cada vez mais naquilo que você publica. Estaria errado vender artigos patrocinados para empresas divulgarem suas marcas e produtos, baseada nessa credibilidade que o seu blog conquistou?

Penso que, desde que esteja devidamente indicado no artigo que aquele conteúdo é patrocinado, o post é uma forma de publicidade viável e aceitável para qualquer blog em qualquer nicho.
Cabe ao blogueiro definir que tipo de propagando quer fazer e acha compatível com seu estilo, público e conteúdo. Não pode ser incoerente de, ao mesmo tempo em que critica algo, logo depois vender conteúdo elogioso ou falar de algo que nunca usaria ou não recomendaria realmente.
Mas esse post aqui foi apenas para levantar a questão e ouvir a opinião de outros blogueiros, sobre o que vocês acham desse tipo de prática e como pode ser usada de forma correta e ética, sem enganar os leitores do Blog.
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