Powered By Blogger

Páginas

O risco em oferecer Feed completo do seu Blog

02:59 |

Não vamos mais oferecer Feed completo do Blog. Saiba por quê.
Sempre falamos aqui no [ Ferramentas Blog ] da importância de fidelizar o seu público alvo como forma eficiente de manter o blog sempre movimentado, comentado e divulgado. Uma das melhores maneiras de fidelizar esse público é através do Feed e Newslettes. Receber diretamente as atualizações dos seus blogs preferidos facilita a vida e nunca nos deixa esquecer que aqueles blogs existem e publicam coisas que gostamos. Mas há um risco ao oferecermos Feed completo do nosso conteúdo, um risco muito grande.


Fato é que todo blog precisa de Feed e Newsletter. Não dá para ser blogueiro sem oferecer esses recursos como forma de contato com seu público. Juntamente com as redes sociais, esse é um dos contatos mais diretos com as pessoas que realmente curtem seu trabalho.
Alguns blogueiros têm medo de perder visitas ao oferecer o conteúdo do blog de maneira completa pelo Feed. Defendem que perdemos visitas justamente porque o leitor não precisa ir ao blog para ler o texto completo e raramente clica nos links. Já escrevi sobre isso:
Defendo que não há risco de perder visitas oferecendo Feed completo para os assinantes. Até porque esses leitores são os que mais interagem com o Blog comentando e divulgando. E esse não é o maior risco que corremos.

Há um risco maior do que perder visitas: O Plágio

O maior problema, a maior praga da internet é o plágio, o roubo de conteúdo e a duplicação. Mesmo quando citam nossos links como fonte, o prejuízo é grande para o blogueiro original. Não vou entrar em detalhes aqui sobre isso, já que tratamos de forma mais detalhada em outros artigos.
Oferecendo Feed e newsletter do nosso conteúdo completo, estamos dando munição para os plagiadores e ladrões de conteúdo. Existem métodos para publicar automaticamente o Feed de outros blogs num blog de terceiro (um plagiador). Se o seu Feed é completo, então TODO o seu artigo vai para o blog do ladrão na mesma hora de forma automática e sem esforço.
Quem me alertou sobre isso foi a Sônia Maria do “Falando sobre Crochet“, quando ela comentou num artigo aqui falando de seu problema justamente com ladrões de Feed, plagiadores que usam sistemas automáticos de cópia de conteúdo via Feed e Newsletter.
Sempre ofereci o Feed completo do Blog para nossos assinantes e SEMPRE tive problemas com plagiadores automáticos roubando meu conteúdo com esse método. Eles não se dão nem ao trabalho de ler o que estão roubando.
Por isso mesmo, resolvi fazer um teste por algum tempo. Nos próximos meses não vou mais oferecer Feed completo aos assinantes. Apenas o título e resumo, com o link do artigo original para ser lido de forma completa apenas no Blog. Quero analisar o “custo-benefício” desse tipo de atitude: se valerá a pena comprometer a fidelização dos meus leitores para diminuir o plágio automático.
Eu monitoro severamente os plágios e cópias ilegais do meu conteúdo. Tenho até umaPolítica de Conteúdo bem clara com minha opinião sobre cópias e duplicação. Semanalmente denuncio mais de duas dezenas de plagiadores, o que me faz perder muito tempo. E a maioria são os que usamo sistemas automáticos.
Depois de analisar por um tempo os resultados, apresentarei para vocês a minha opinião definitiva sobre esse tema. Mas penso que já sabemos o resultado.
Espero que meus assinantes entendam minha posição.

0 comentários:

Postar um comentário