
O que é Geolocalização?
Você sabe o que geolocalização? Na verdade, este é um termo técnico na área de Geoprocessamento. Mas, dito de forma simples, é a informação sobre sua posição ou localização no espaço geográfico. O dado é expresso, em geral, na forma de coordenadas geográficas ou pela indicação da cidade, estado ou país em que a pessoa se encontra. Logicamente a precisão deste posicionamento varia de acordo com diversos fatores.
Para conhecer melhor, de forma didática os principais conceitos sobre Geoprocessamento, recomendo que leia o artigo.
No contexto dos computadores e internet, essa Geolocalização se baseia na identificação do seu IP do dispositivo, que é de informar ainda o horário atual de onde você está.
Geolocalização e as Redes Sociais
O uso do recurso de geolocalização é muito discutido, em especial no nicho das redes sociais. Vários grupos se manifestam contra, questionando até onde vai a privacidade da pessoa na internet. Mas obviamente há quem ame anunciar aos quatro ventos por onde tem andado.

Além de saber o que seus amigos, contatos afins estão fazendo os usuários dessas mídias querem saber também onde estão fazendo. A seguir, listamos alguns usos comuns desta funcionalidade em algumas redes sociais:
Facebook:
Além de permitir que você informe sua cidade natal e atual de forma nominal, o Facebook relaciona esta informações utilizando uma API de mapeamento. Já notou em sua linha do tempo uma área onde os dados que você forneceu são integrados em um mapa? Pois é, um simples recurso de Geolocalização.
Além de permitir que você informe sua cidade natal e atual de forma nominal, o Facebook relaciona esta informações utilizando uma API de mapeamento. Já notou em sua linha do tempo uma área onde os dados que você forneceu são integrados em um mapa? Pois é, um simples recurso de Geolocalização.
Twitter:
Desde o primeiro trimestre de 2010 os usuários do Twitter podem anexar dados sobre sua localização, inclusive o local exato onde está, nas mensagens enviadas pelo próprio site do serviço. Até então, a geolocalização dos tweets podia ser feita por meio de apps, que enviavam a informação de aparelhos com GPS integrado, por exemplo.
Desde o primeiro trimestre de 2010 os usuários do Twitter podem anexar dados sobre sua localização, inclusive o local exato onde está, nas mensagens enviadas pelo próprio site do serviço. Até então, a geolocalização dos tweets podia ser feita por meio de apps, que enviavam a informação de aparelhos com GPS integrado, por exemplo.
Foursquare
Criado algum tempo depois do Twitter, foi uma das redes pioneiras em explorar a localização espacial. Na verdade, serviço é baseado na partilha e comunicação da geolocalização, por vontade própria dos seus usuários.
Criado algum tempo depois do Twitter, foi uma das redes pioneiras em explorar a localização espacial. Na verdade, serviço é baseado na partilha e comunicação da geolocalização, por vontade própria dos seus usuários.
Pelos seus smartphones, os utilizadores fazem seu “check-in” e podem opinar sobre o local e claro, compartilhar nas mídias. O serviço pode ser acessado tanto pelo site quanto pelo app de celular, que identifica, pelo GPS do aparelho, sua localização e informa os locais nas vizinhanças.
Você já tinha notado esses recursos ao fazer uso das redes sociais? Como tem sido sua experiência?
Geolocalização, Blogs e Monetização
Sim, a Geolocalização tem tudo a ver com monetização de blogs e sites. Já reparou que alguns banners de publicidade parecem específicos demais para você? Talvez indicando um restaurante ou uma loja à qual você teria fácil acesso? Isso não acontece por acaso.
Os anunciantes (Google adsense e alguns programa de afiliados) podem, com base em suas informações de localização, descobrir de qual cidade se está acessando o site onde aparece o anúncio. Assim, embora você não atue diretamente nessa adequação de conteúdo é interessante ter pelo menos uma noção de como esta funcionalidade do serviço funciona.
Além disso, por motivos diversos você pode ter interesse em publicar em seu blog um mapa. Há muitas formas de se fazer isso e dependendo do nível de robustez da solução desejada, não é tão complexo.
E, para concluir, não poderíamos deixar de mencionar que a Geolocalização é fator determinante para conhecermos nosso público! A imagem a seguir ilustra isso ao representar o mapeamento de acessos feito através do plugin W3Counter – http://www.w3counter.com/.

Sabermos onde moram nossos leitores, ter isso plotado em tela na forma de mapas, pode ser um diferencial para campanhas que visam direcionar o conteúdo para uma determinada cultura ou demanda específica.
E você? Tem explorado as potencialidades da Geolocalização? Deixem seus comentários e ajudem a ampliar os pontos levantados neste artigo.
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